top of page

. Miséria / Incógnita / 25 centavos

Foto do escritor: Wesley BertolaiWesley Bertolai

.Miséria


Estamos acostumados com a miséria. Se somos pobres, vivemos com ela; Se somos ricos, nos escondemos dela. No final das contas, todos querem estar longe dela. Embora os pobres vivam com ela, não a aceitam e lutam a vida inteira pra se livrar e tentar passar a perna nela. Os ricos se escondem dentro de seus importados quando veem ela passando, fingem que não existem quando estão nos megasupermercados comprando, mas, se precisarem de funcionários novos, é ela quem vai procurar.

Os pobres se adaptam, e aos poucos não querem mais subir as escadas, ficam no mesmo degrau, enquanto criam seus filhos pra que um dia eles te empurrem até o final, se importam demais com a programação mostrando a suas crianças, apenas ilusão. Esquecem que existe a escada, então escorregam nela e no seus túmulos. o que sobra é apenas uma frase entalhada. E que grande pena eu sinto dos ricos, acham que mostram a verdade na programação, mas em seus lares, é que vive a verdadeira ilusão.

No final, o que sobra são apenas exageradas decorações e flores que só continuarão em cima do caixão.

No final das contas, a miséria é apenas uma palavra, pois nunca será enterrada ou jogada ao mar.



.Incógnita


É fácil de entender, é difícil de explicar.

Aqueles que aceitam o cotidiano, são pessoas iguais aquelas que não aceitam.

"Nascer, trabalhar, procriar e morrer".

Tá, mas e aí ? E aí que isso não faz sentido algum, nascer é óbvio que todos que estão vivos nascem. Trabalhar, só a miséria trabalha. Procriar, coitados, tem muitos que morrem virgem. E morrer, o ciclo sempre continuará, uns irão e outros virão.

Assim como Nascer, trabalhar, procriar e morrer não faz o menor sentido, escrever isso aqui também não faz sentido algum.

Ou até pior, será que faz?



.25 centavos


Até quando isso vai continuar ? Não tenho dinheiro nem pra comprar um maço de cigarro. Se a mulher do bar não fosse gente boa, teria ficado sem fumar, ou, me contentado com cigarros soltos. Mas consegui ficar devendo 25 centavos lá, pelo menos vim embora com o maço.

Você não é mais feliz ou menos feliz com um maço de cigarros. É prejudiciável à saúde ? É sim, quem discordaria?. Alivia o estresse momentâneo? Sim, você discordaria?

Porém, se foda tudo isso! Trabalho o dia inteiro, não sou vaidoso nem nada parecido, e fiquei devendo 25 centavos no bar.

Até quando isso?



Ambas escritas em 2014.













Fotografia do autor: Vista do Vossoroca, Votorantim, 2014.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Poesia não popular

Todas as escritas aqui presente, são de autoria do autor!

©2023 por Poesia não popular. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page